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Título: A LIBERDADE RELIGIOSA NA DECLARAÇÃO DIGNITATIS HUMANAE: ELEMENTOS PARA UMA NOVA TEOLOGIA DAS RELIGIÕES E PARA UMA INSERÇÃO DA RELIGIÃO NO ESPAÇO PÚBLICO
Autor: PAULO SÉRGIO LOPES GONÇALVES
ALEXANDRE BORATTI FAVRETTO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 27897
Catalogação:  07/11/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27897@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27897@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.27897

Resumo:
Objetiva-se apresentar o processo de gênese e desenvolvimento do tema da liberdade religiosa defi nido na Declaração Dignitatis humanae. Esse tema não surge metodologicamente previsto pelos esquemas no Concílio Vaticano II, mas durante o processo de debates nas Congregações Gerais e se desenvolvendo nos aspectos formais, significado e fundamentação, e material adquirindo status de Declaração. Metodologicamente, faz-se uma análise fenomenológica que desemboca na hermenêutica histórica e teológica dos principais acontecimentos dos períodos conciliares preparatórios e das quatro Sessões do Concílio Vaticano II, bem como, de documentos do Magistério eclesiástico dos séculos XIX e XX que abordaram o tema da liberdade religiosa sob a perspectiva de intolerância à pluralidade religiosa e tolerância religiosa prática, superadas pelo princípio de direito à liberdade religiosa, expresso na Dignitatis humanae. Enquanto conteúdo doutrinal, o direito a liberdade religiosa passa a ter fundamento na dignidade humana, dado antropológico, que se desdobra do teológico e doutrinário e prospecta uma nova compreensão do fenômeno do pluralismo religiosa possibilitando conceber a teologia das religiões como teologia do pluralismo religioso e teologia hermenêutica inter-religiosa, bem como assegura a relevância das religiões nos debates do espaço público, sendo este um direito tutelado e promovido pelo Estado democrático.

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