XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: IN THE SEARCH OF THE LOCAL COLOR: THE WAYS OF SEEING AND MAKE SEE IN THE WORKS OF JOSÉ DE ALENCAR AND EUCLIDES DA CUNHA Autor: EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 27882
Catalogação: 04/11/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27882
Resumo:
Título: IN THE SEARCH OF THE LOCAL COLOR: THE WAYS OF SEEING AND MAKE SEE IN THE WORKS OF JOSÉ DE ALENCAR AND EUCLIDES DA CUNHA Autor: EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Nº do Conteudo: 27882
Catalogação: 04/11/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27882@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27882
Resumo:
Pictorial device designed in the eighteenth century, the local color has
expanded its original scope for the pictorial field and begins to compose the
production of historians, writers and travelers. Its use in textual media develops
and enhances the visual dimension of the narrative and can be considered as a
modern expression of the ancient associations between color and word, narrative
and painting. The purpose of this thesis is to investigate the use of local color in
different discursive types, especially in the works of José de Alencar and Euclides
da Cunha, stressing the implicit visual dimension to the narrative device. In order
to understand the narrative investment in visuality it is worthed to recover from
antiquity the ways of seeing and make see that includes topoi as the ut pictura
poesis and ut pictura historia, resources like sunopsis and enargeia, and
expedients as, among others, the autopsia and ekphrasis. The initial hypothesis of
this thesis is that the local color expresses these modes and features and therefore
is able to reproduce and redevelop, in modern times, the visual desire through
narrative. The search for ways of seeing and make see requires, as related themes
that pervade this study, the consideration of the status and the importance
attributed to the vision as a cognitive element and proving, beyond the relations
between subject and object in the constitution of knowledge. The fictional
writings of Alencar and factual writings of Euclides allow then to demonstrate
both the extent of the narrative device, employed in various discursive types, as
the variations related to its use, that is how the delimitation of a particular
landscape changes the contents of the form of the local color.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |