$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS DE DESARMAMENTO: UMA PROPOSTA ECUMÊNICA
Autor: MONICA BAPTISTA CAMPOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 27839
Catalogação:  31/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  COMUNICAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27839@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27839@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.27839

Resumo:
A observação do censo religioso ao longo das últimas décadas demonstra que o Brasil está cada vez mais plural em termos de configuração religiosa. Houve redução significativa no número de católicos e um aumento das igrejas pentecostais. Percebe-se também uma disposição do indivíduo à experimentação, configurando assim um cenário propício à mobilidade religiosa e à dupla ou tripla pertença. Contudo, apesar dessa abertura a novas experimentações, também estamos observando uma crescente onda de intolerância religiosa no cenário brasileiro. A intolerância religiosa no Brasil é quase uma exclusividade das igrejas neopentecostais. E, geralmente, a palavra de ódio é destinada às religiões de matriz africanas. Vários segmentos da sociedade, como ONGs, coletivos, grupos de direitos humanos, associações religiosas, entre outros estão sensibilizados e atentos à questão da crescente intolerância. Há grupos que se articulam em prol da promoção da paz, e muitas vezes adquirem um veio profético junto à sociedade quando denunciam as injustiças das estruturas sociais. Em uma sociedade pluralista e neoliberal, a teologia deve buscar caminhos que promovam a boa convivência humana, a prática de uma cidadania consciente, a inclusão dos marginalizados e a justiça como um bem comum. Contudo, deve também estar conectada à fonte, à tradição, aos Evangelhos e a Jesus Cristo. Assim, estará sendo fiel à sua essência podendo contribuir para a construção de relações mais humanizadas, comunicando a Boa Nova, fazendo diferença em um mundo que é ameaçado pela indiferença ou o ódio ao outro. Nesta comunicação, faremos uma pequena análise da intolerância religiosa presente no Brasil, depois lançaremos luzes sobre a questão através do Evangelho e, por fim, apresentaremos uma proposta de caminhada ecumênica para deslegitimar atitudes intolerantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui