INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN, PROMOÇÃO DA SAÚDE E ESPIRITUALIDADE: EXEMPLOS DE PROJETOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE LOPES MOREIRA

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 27812
Catalogação:  28/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27812@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27812@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27812

Resumo:
A Organização Mundial da Saúde reconhece o estresse como o mal do século XXI, por outro lado a busca pela espiritualidade vem sendo reconhecida como uma dimensão importante da saúde e ganhando espaço em diversos campos do saber. Este trabalho explora a relação do Design com estados de relaxamento, calma e equilíbrio e o potencial da atividade em promover a saúde e o bem-estar do indivíduo. Para tanto, identifica exemplos de produtos e ambientes projetados com esse fim, priorizando os que buscam despertar sentimentos como tranquilidade e serenidade. O levantamento e organização desses exemplos tomou como base o referencial teórico da medicina integrativa, assim como terapias e técnicas envolvidas em sua prática, e considerou o papel da tecnologia — mais precisamente a da área chamada Calm Technology (tecnologia calma). Este trabalho resultou na formação de um acervo de produtos e ambientes que utilizam abordagens terapêuticas, exercícios respiratórios, técnicas de biofeedback e meditação. Resultou, também, no planejamento e desenvolvimento das atividades Rezando com os Sentidos: técnicas de meditação e Horta Orgânica para o projeto de educação continuada PUC-Rio mais de 50, destinado ao público maior de 50 anos. Essas atividades deram origem ao domínio Bem-Estar, Espiritualidade e Promoção da Saúde e foram projetadas com base em técnicas de co-design, incluindo a participação do público-alvo no processo projetual.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui