$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO ASQ3: COMPARAÇÃO ENTRE A VERSÃO ORIGINAL E A ADAPTADA PARA CRECHES MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIS FILIPE FARIA DE ABOIM TAVARES

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 27803
Catalogação:  27/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27803@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27803@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27803

Resumo:
O Ages e Stages Questionnaire Terceira Edição na tradução para o português-BR (ASQ3-BR) é um teste de rastreio usado para avaliar o desenvolvimento de crianças na idade pré-escolar (8 a 60 meses) em cinco áreas do desenvolvimento: Comunicação Coordenação Motora Ampla, Coordenação Motora Fina, Resolução de Problemas e Pessoal e Social, tendo sido aplicado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro em 124.292 crianças de 468 creches públicas do município do Rio de Janeiro, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Foi realizada uma análise estatística dos escores obtidos de cada criança para identificação dos dados normativos de interpretação através das médias e desvios padrão bem como os percentis de 5 porcento e 10 porcento. Esses resultados foram comparados com os valores normativos estabelecidos pelo instrumento original americano, para se confirmar suas propriedades psicométricas e identificar diferenças dos resultados obtidos. Numa segunda abordagem, os escores foram avaliados na sua consistência interna através dos coeficientes de Alfa de Cronbach e da Correlação Item-Total para identificação de possíveis discrepâncias do instrumento com o reflexo na sua fidedignidade quando aplicado em ambiente de creche. Os resultados comprovaram que embora o ASQ3-BR seja um bom instrumento tendo as mesmas propriedades psicométricas da versão original em inglês, é passível de ter sua fidedignidade aumentada quando aplicado em ambiente de creches pela adaptação de alguns itens que possam levar em consideração os procedimentos operacionais específicos dessas creches.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui