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Título: OS CARACTERES POÉTICOS DE GIAMBATTISTA VICO: FILOSOFIA E FILOLOGIA NA CIÊNCIA NOVA (1725, 1730 E 1744)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA SAMMER

Colaborador(es):  LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 27797
Catalogação:  27/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27797@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27797@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27797

Resumo:
Fruto dos esforços de toda uma vida literária , a teoria dos caracteres poéticos de Vico, chave-mestra da Ciência nova, é uma teoria da metáfora original, que se posiciona criticamente diante do método veiculado pela filosofia cartesiana. Todavia, a Ciência viquiana não se insere no domínio rejeitado por Descartes das ciências humanas ou das ciências da cultura. De fato, embora a tenha adjetivado nova, Vico a via como parte da tradição das ciências dos seiscentos, por incorporar a disposição axiomática spinoziana e a observação cuidadosa baconiana, transferida do mundo natural ao mundo civil. A metáfora originária de Jove, por estabelecer a centralidade do tropo na filosofia viquiana, permite rever a suposta teoria da história presente em germe na Ciência de Vico, e, desse modo, reabilitar as três idades (dos deuses, dos heróis, dos homens), que conduzem da poesia à prosa, como ferramentas interpretativas em atuação sempre simultânea. É, de fato, a dimensão originária e inventiva, da metáfora de Jove – e dos caracteres poéticos em geral – que conduz Vico ao exame dos signos, com os quais estabelece um dicionário mental. Com esse dicionário, é possível compreender a língua com a qual fala a história ideal eterna. Por isso o livro dedicado à sabedoria poética é particularmente importante. São os caracteres poéticos, compostos por indução de semelhanças, que fundamentam a topologia histórica viquiana e, portanto, a sua ciência. Essa notável teoria da linguagem responde de modo preciso aos principais desafios postos nos debates ao redor do conceito de engenho, que animam as poetologias italianas e espanholas de Góngora, Marino, Gracián, Peregrini, Tesauro e Pallavicino. No centro da questão, encontramos a legitimação da invenção metafórica como modo de conhecimento que sustenta a filosofia tópica que Vico busca fundar pela filologia. Por fim, veremos como, estabelecidos os fundamentos da tópica viquiana, o princípio que atribui ao feito estatuto semelhante à verdade (verum ipsum factum) sugere uma teoria da ficção.

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