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Título: SELEÇÃO DE DOIS PARES MOTOR-REDUTOR PARA UMA MÁQUINA TRAÇÃO-TORÇÃO ELETROMECÂNICA
Autor: EDUARDO ENES COTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27788
Catalogação:  26/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27788@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27788@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27788

Resumo:
Neste trabalho de fim de curso de engenharia mecânica na faculdade PUC-Rio, se baseia em pesquisar e especificar a melhor opção de um par de motoredutores, para uma máquina eletromecânica de tração-torção (MTT), a fim de realizar futuros ensaios de fadiga multiaxial, em regime elastoplásticos. Essa máquina foi projetada e construída pelo Dr. Eleazar Cristian Mejia Sanchez durante sua tese de doutorado, onde avaliou experimentalmente modelos de plasticidade incremental, e predição da fadiga sobre cargas multiaxiais. Entretanto, ela sofreu certas limitações devido aos motoredutores utilizados, e disponibilizados quando o Dr. Cristian Mejia realizou sua tese. Para o seu funcionamento, ela necessita de dois motoredutores, o qual um é responsável por gerar a força axial, e o outro por gerar o torque aplicado no corpo de prova. Logo, será feita uma lista de opções de motoredutores, que possibilitarão a máquina operar na sua capacidade máxima, com os mesmos componentes (controle, transdutores, macacos mecânicos, e fonte) utilizados pelo Dr. Cristian Mejia. Os motores sugeridos foram o A28-400 da AmpFlow, A40-300 também da AmpFlow, o ME0708 da Moternegy, e o T74 da NPC. Para cada motor, e para cada aplicação haverá uma caixa de redução, a qual sua relação de redução será calculada. É recomendada que as caixas de redução sejam da empresa Apex Dynamics, por possuírem engrenagens planetárias e pouca folga, o que iria favorecer para o controle da MTT. Será apresentado as vantagens e desvantagens de cada motoredutor, e será feita uma avaliação para decidir qual é a melhor opção, a fim de, posteriormente, efetuar a aquisição do motoredutor, e fazer a MTT ficar operacional para futuros testes de fadiga multiaxial elastoplástica.

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