XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O RIO DE JANEIRO SOB O OLHAR DE KURT KLAGSBRUNN (1940-1950): IMPRESSÕES IMAGÉTICAS DE UMA MODERNIDADE CONTRADITÓRIA Autor: LEANDRO PAULO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27779
Catalogação: 26/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27779
Resumo:
Título: O RIO DE JANEIRO SOB O OLHAR DE KURT KLAGSBRUNN (1940-1950): IMPRESSÕES IMAGÉTICAS DE UMA MODERNIDADE CONTRADITÓRIA Autor: LEANDRO PAULO DA SILVA
Nº do Conteudo: 27779
Catalogação: 26/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27779
Resumo:
Promovendo uma aproximação entre História e Fotografia, ao tomar a imagem fotográfica como fonte histórica e, por conseguinte, produtora de conhecimento histórico, esta dissertação parte da análise das imagens que Kurt Klagsbrunn – austríaco de ascendência judaica que se radicou no Brasil juntamente com sua família em 1939, escolhendo o Rio de Janeiro como sua morada e tendo nela se profissionalizado fotógrafo – realizou da cidade durante o decênio compreendido entre 1940 e 1950. Partindo do desenvolvimento da fotografia, enquanto técnica e prática, como uma das conquistas da modernidade, passando pelas matrizes estéticas que forjaram o olhar do jovem Kurt ainda na Europa e, por fim, deitando detidamente o olhar sobre suas imagens, analisarei a forma como o fotógrafo expressou as tensões políticas, sociais e culturais de uma sociedade que se por um lado aspirava ares de modernidade, por outro, contraditoriamente, não escondia seus contrastes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |