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Título: O RIO DE JANEIRO SOB O OLHAR DE KURT KLAGSBRUNN (1940-1950): IMPRESSÕES IMAGÉTICAS DE UMA MODERNIDADE CONTRADITÓRIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEANDRO PAULO DA SILVA

Colaborador(es):  ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 27779
Catalogação:  26/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27779@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27779

Resumo:
Promovendo uma aproximação entre História e Fotografia, ao tomar a imagem fotográfica como fonte histórica e, por conseguinte, produtora de conhecimento histórico, esta dissertação parte da análise das imagens que Kurt Klagsbrunn – austríaco de ascendência judaica que se radicou no Brasil juntamente com sua família em 1939, escolhendo o Rio de Janeiro como sua morada e tendo nela se profissionalizado fotógrafo – realizou da cidade durante o decênio compreendido entre 1940 e 1950. Partindo do desenvolvimento da fotografia, enquanto técnica e prática, como uma das conquistas da modernidade, passando pelas matrizes estéticas que forjaram o olhar do jovem Kurt ainda na Europa e, por fim, deitando detidamente o olhar sobre suas imagens, analisarei a forma como o fotógrafo expressou as tensões políticas, sociais e culturais de uma sociedade que se por um lado aspirava ares de modernidade, por outro, contraditoriamente, não escondia seus contrastes.

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