$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS NA VIDA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PÓS-ENCERRAMENTO DO LIXÃO DE GRAMACHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREA DE OLIVEIRA MAGALHÃES

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 27776
Catalogação:  26/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27776@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27776@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27776

Resumo:
Esta dissertação busca estudar quais foram os impactos socioeconômicos e ambientais, ocorridos na vida dos catadores de materiais recicláveis que atuavam diretamente no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, que, após decorridos trinta anos, teve seu funcionamento encerrado. Nossa pesquisa teve como objetivo qualificar a presença das políticas públicas como uma das vias de acesso ao processo sustentável para esses trabalhadores e avaliar se o que é projetado tem os impactos desejados e efetivos na vida desse grupo social ou se é ineficiente, já que não contariam mais com o espaço para desenvolver a atividade de catação na busca da própria subsistência, bem como de seus familiares. Para fundamentar este estudo buscamos, através de levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisa documental, observação participante e da fala dos sujeitos, entrevistas semiestruturadas, descrever o processo atual de trabalho, ponderando perdas e ganhos viabilizados pelo apoio governamental e, pela nova forma de tratar a separação e venda de material reciclável, prevista na Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) bem como, nos benefícios da Política de Assistência Social que, nem sempre atendem na mesma proporção a necessidade dos beneficiários, tornando-os cada vez mais excluídos dos bens e serviços e, por vezes, incluídos perversamente. O estudo proposto examinou o universo dos catadores que atualmente desenvolvem suas atividades de separação de resíduos no Polo de Reciclagem, espaço cedido pela Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA), no próprio sub-bairro onde funcionava o lixão, cujo objetivo é a continuação da atividade de separação de resíduos, porém de forma salubre, seletiva e ordenada na garantia da manutenção de trabalho e renda para todos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui