INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS LEITORES SOBRE OS LIVROS ILUSTRADOS DE FICCÇÃO EM PROSA DIRIGIDOS AO PÚBLICO ADULTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNA SPINOLA SADDY

Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 27688
Catalogação:  18/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27688@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27688@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27688

Resumo:
Esta pesquisa pretende investigar, compreender e descrever as percepções atuais dos leitores adultos sobre a participação da ilustração em livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto e a oferta do mercado. Partindo do pressuposto de que questões relativas à valoração e hierarquização entre conteúdo verbal/conteúdo visual sustentam o paradigma de ausência de ilustrações no livro de ficção em prosa dirigido ao público adulto em decorrência das pressões e expectativas culturais sofridas pelos leitores, o presente trabalho abrange em seu percurso metodológico: uma retrospectiva sobre a história do livro ilustrado no ocidente, com base nos estudos de Fischer (2006), Powers (2011) e Chartier (1998); uma discussão sobre as pressões sociais que agem sobre o leitor adulto reunindo conceitos presentes nas obras de Rancière (2009), Bourdieu (1998) e Nikilajeva e Scott (2011); uma pesquisa quantitativa em livraria sobre a incidência de ilustrações na oferta atual do mercado editorial, baseada na metodologia proposta por Gil (2002) – na qual é constatada a majoritária ausência de ilustrações no miolo dos livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto – e um questionário com mais de 400 leitores adultos, seguindo os preceitos de Bardin (2002), no qual se constata uma possível demanda de mercado para obras ilustradas para adultos, assim como uma grande aceitação dos respondentes do leitor adulto de obras ilustradas, embora sejam efetivamente encontrados traços de valoração negativa e hierarquização. Por fim, é proposta uma discussão sobre o papel do designer, enquanto pessoa influenciada e agente de influências, seguindo a linha de pensamento de Farbiarz (2008) e Findeli (1994), e o livro e a sua fruição como um wicked problem, com base nas ideias de Cardoso (2012), Rittel e Webber (1973).

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui