INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS: SUAS RELAÇÕES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Catalogação:  13/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27650@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27650@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27650

Resumo:
Este trabalho busca contribuir para o debate acerca do tema das desigualdades educacionais, por meio dos dados do PAEBES-Alfa – avaliação longitudinal da alfabetização do estado do Espírito Santo. Utilizando uma metodologia quali-quanti, o estudo teve como objetivo investigar as desigualdades de oportunidades, de tratamento e, principalmente, de conhecimento. As desigualdades de oportunidades e de tratamento foram observadas numa perspectiva macroanalítica e contextual, nas diferentes etapas da educação básica, no Brasil e nos estados da região Sudeste,segundo diferentes características dos alunos, como raça/cor e renda familiar per capita, e das escolas, como localidade e região. A desigualdade de conhecimento foi investigada de forma longitudinal por meio dos dados referentes ao percentual de acerto dos alunos nos testes da avaliação do PAEBES-Alfa. Por fim, por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa observou quatro escolas e 14 salas de aula, e realizou entrevistas com seus diretores, pedagogos e professores, com a finalidade de melhor compreender os dados quantitativos apresentados pelas avaliações. São basicamente dois os principais resultados obtidos com a aplicação do modelo de análise baseado no percentual de acerto dos itens difíceis dos testes de Leitura do PAEBES-Alfa, aplicados aos alunos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental público do Estado do Espírito Santo. Por um lado este modelo, após o controle do nível socieoconômico dos alunos, permitiu constatar que, no caso da evolução geral da aprendizagem no período correspondente ao ciclo de alfabetização, as diferenças de desempenho entre as turmas diminuem entre o primeiro e o terceiro ano. Por outro lado, permitiu identificar aspectos do currículo que se associam às semelhanças e diferenças de resultados observadas entre as turmas de alto e baixo desempenho, refletindo uma desigualdade de conhecimento decorrente da falta de ensino e/ou de consolidação de habilidades básicas de leitura no período da alfabetização. A adoção de um desenho metodológico misto, pelo qual foram investigadas também qualitativamente quatro dessas escolas e suas 14 turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental, contibiuiu para o entendimento das práticas pedagógicas e escolares que favorecem ou não o crescimentos da aprendizagem dos alunos com maiior ou menor qualidade e equidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui