$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONTAS A CONTAR: A COMPOSIÇÃO DA INTRIGA COMO PRINCÍPIO FORMAL PARA O DESIGN DE NARRATIVAS VERBO-ICÔNICAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DE ESTATÍSTICAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCOS BALSTER FIORE CORREIA

Colaborador(es):  NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 27641
Catalogação:  13/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27641@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27641

Resumo:
A presente tese investiga como o saber narrativo tem sido e como pode vir a ser aplicado no design de apresentações gráfico-visuais de estatísticas. De início, fatores histórico-culturais são discutidos criticamente com o intuito de identificar os motivos pelos quais a narrativa veio a ser indicada, por publicações sobre disseminação de estatísticas e design da informação, como uma solução para problemas de compartilhamento de informações. Em seguida, conhecimentos teóricos sobre a narrativa (sua conceituação, elementos constituintes e estruturação formal) são revistos e, então, aplicados tanto no exame de exemplares de artefatos que veiculam informações em meios gráfico-visuais (relatórios de pesquisa, notícias e infográficos, entre outros) quanto no design experimental de uma narrativa verbo-icônica que apresenta estatísticas provenientes dos censos demográficos do Brasil. Como método, seguem-se procedimentos de pesquisa qualitativa, fundamentados na hermenêutica de Paul Ricoeur e em seu conceito de composição da intriga, tido pelo autor como o princípio formal da configuração narrativa. A tese demonstra como problemas de representação influem no trabalho de retratar um coletivo social por meio de estatísticas e oferece apontamentos para equacionar questões de design e narrativa a fim de que o retrato produzido alcance seu efeito próprio ou érgon: uma compreensão confiável de como essa coletividade é.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui