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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O CINEMA ARQUEOLÓGICO DE PATRICIO GUZMÁN Autor: TIAGO LOPES RIOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27606
Catalogação: 07/10/2016 Liberação: 27/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27606
Resumo:
Título: O CINEMA ARQUEOLÓGICO DE PATRICIO GUZMÁN Autor: TIAGO LOPES RIOS
Nº do Conteudo: 27606
Catalogação: 07/10/2016 Liberação: 27/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27606
Resumo:
A partir do olhar sobre dois filmes de Patricio Guzmán realizados no Chile
após o fim da ditadura de Pinochet (1973-1990) - Chile, memória
obstinada (1997) e Nostalgia da Luz (2010) -, discute-se como ele
desenvolve uma narrativa mais pessoal – sua guinada subjetiva e reflexiva sobre a
história -, considerando, com particular atenção, a memória de seu país. Seus
filmes expõem - o gesto arqueológico - não somente narrativas como
que soterradas na memória dos entrevistados, que foram omitidas para as novas
gerações, mas também a construção de atos corporais de memória e objetos
comemorativos. Murais antigos e coloridos são descobertos por trás de grossas
camadas de tinta monocrômica, da mesma forma que vestígios humanos e ruínas
na árida paisagem do deserto de Atacama, deixando reemergir experiências e
versões dos sofrimentos de vidas que, embora tendo ficado no passado, ainda estão
fortemente presentes. Ao descrever e discutir detalhes de importantes sequências
desses dois filmes, procura-se mostrar como eles obstinadamente resistem e, de
forma meditativa, revertem o esquecimento e a ocultação que a história oficial tem
sustentado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |