INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SITES DE OBAID: O QUE INCOMODA AS CRIANÇAS NA INTERNET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JÉSSICA CASTRO NOGUEIRA

Colaborador(es):  ZENA WINONA EISENBERG - Orientador
ROSALIA MARIA DUARTE - Coorientador
Número do Conteúdo: 27600
Catalogação:  06/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27600@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27600@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27600

Resumo:
Esta pesquisa teve como intuito verificar quais os principais incômodos e medos de crianças na internet. Foi realizada uma análise de conteúdo da pergunta O que incomodaria ou chatearia crianças de sua idade na internet, parte da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Cetic.Br. Os dados analisados contemplaram uma amostra de 1.580 crianças com idades entre 9 e 16 anos em todo o território nacional, no ano de 2012. As respostas foram analisadas com o software ATLAS.ti. Entre os principais resultados, foi observado que o maior incômodo dos respondentes é a conduta das pessoas na internet, através de xingamentos, agressões verbais, invasão de privacidade, entre outros. Esse tipo de comportamento sugere uma possível falta de ética perante o ambiente virtual. Já o conteúdo mais citado foi a pornografia, sendo o mais frequente entre adolescentes e crianças mais velhos – possivelmente demonstrando que esse tipo de conteúdo está disponível e de fácil acesso mesmo sem o interesse nele. Já entre os mais novos, há uma concentração das respostas em torno de conteúdos assustadores – algo já esperado, considerando pesquisas anteriores. Em relação aos medos, coisas assustadoras foram mais citadas, seguido de pessoas desconhecidas. A dissertação indica ser necessária a reflexão sobre a importância da mediação tanto parental quanto institucional no uso e acesso à internet das crianças, por meio de um trabalho coletivo que os conscientize e ajude a lidar com os riscos e as situações citadas por eles.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui