$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO TANGRAM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL II
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULA BURKARDT MOREIRA

Colaborador(es):  MARCOS CRAIZER - Orientador
Número do Conteúdo: 27596
Catalogação:  06/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27596@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27596@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27596

Resumo:
Esse trabalho tem como eixo principal mostrar como o aprendizado da matemática pode ser mais interessante através do Tangram, um quebra-cabeça chinês. O trabalho foi desenvolvido em três segmentos da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, com alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. Nesses três segmentos, o elemento disparador do trabalho foi a leitura de uma das lendas referentes ao surgimento do Tangram, o que despertou a curiosidade dos alunos e permitiu uma aproximação entre professora e alunos. Em um segundo momento os alunos construíram o Tangram, em cada segmento, de forma distinta, direcionados pelos conteúdos referentes a cada fase do aprendizado. Após a montagem foram sugeridas algumas atividades relacionadas ao aprendizado da Álgebra e da Geometria. A utilização de recursos tecnológicos também agiu como facilitador no aprendizado, despertando interesse e curiosidade dos alunos na construção do conhecimento. O trabalho também buscou abrir novos caminhos para educadores que, através do Tangram e de outros jogos possam obter melhores resultados na missão de desmistificar a Matemática e torná-la cada vez mais próxima dos alunos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui