$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O USO DO CADERNO PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E TENSÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROSALINA PIRES DA LUZ

Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 27594
Catalogação:  06/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27594@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27594@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27594

Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Caderno Pedagógico no ensino de Ciências em turmas do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro. Procuramos compreender como o professor utiliza e avalia o caderno pedagógico e como ele é incorporado em sua prática em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram utilizados os seguintes recursos metodológicos: entrevistas, observações das aulas de ciências e aplicação de questionários aos alunos. O referencial teórico tem como base estudos sobre as recentes reformas educacionais influenciadas por princípios neoliberais (Afonso, 2012; Ball, 2012; Freitas, 2014), discussões sobre o ensino apostilado no Brasil (Adrião 2009; Marcondes, 2013) e reflexões acerca das atuais tendências para o ensino de ciências (Carvalho, 2004; Krasilchick, 1992; Delizoicov, 2008). As conclusões da pesquisa indicam que a adoção do caderno pedagógico influencia o modo de ensinar ciências. Todos os professores pesquisados utilizam o caderno como norteador, alguns como o único recurso didático, enquanto outros utilizam o caderno, porém, complementam suas aulas com outras atividades de elaboração própria. O uso do caderno como norteador minimiza, nas escolas pesquisadas, o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico. Como o conteúdo do caderno está diretamente vinculado às questões da Prova Bimestral, o que é cobrado nessas provas determina o que vai ser ensinado em sala de aula. A pesquisa mostrou, ainda, que os professores reconhecem vantagens e limitações no uso do caderno não adotando uma postura passiva diante deste material, ao contrário, fazem adaptações e adequações à realidade de sua turma.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui