INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: TUTOR, PROFESSOR OU SUPORTE VIRTUAL?: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ÉRIKA DE PAULA LINS

Colaborador(es):  GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - Orientador
Número do Conteúdo: 27581
Catalogação:  05/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27581@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27581@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27581

Resumo:
A transformação da Educação a Distância nos dias atuais, impulsionada pelas inovações tecnológicas, demanda novas práticas educativas. A interação com os alunos é elemento fundamental nesse processo, tornando a figura do tutor essencial para o desenvolvimento dos alunos. O tutor, entretanto, não possui uma identidade profissional e nem atividades reconhecidas pelas instituições de ensino. Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender a identidade profissional dos tutores. Buscou-se identificar o perfil e as percepções desses profissionais sobre o papel que exercem e a definição das atividades de tutoria, partindo de questões como: A identidade do tutor na Educação a Distância se constrói buscando uma aproximação com a docência ou se estabelece no viés burocrático-administrativo?. Quais são as principais características que compõem o perfil do tutor no que se refere aos aspectos gerais e de formação?. Quais são as percepções que o tutor possui acerca do lugar que ele ocupa na Educação a Distância?. Qual a relação entre os documentos oficiais que fazem referência à tutoria no Brasil e a construção da identidade do tutor?. Para responder a estas questões, um questionário foi aplicado para 117 tutores. O questionário foi composto por 23 perguntas fechadas, analisadas com o auxílio do software SPSS, mais duas perguntas abertas, estudadas através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram um perfil de tutores especialistas em EAD com outros vínculos de trabalho, que se sentem desvalorizados e se percebem como docentes frente a uma legislação que evidencia o distanciamento entre tutoria e docência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui