$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MÚSICA E SENTIMENTO ANDAM JUNTOS: OS ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA VIANNA SILVEIRA

Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 27564
Catalogação:  04/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27564@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27564

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar aspectos relevantes para a relação que os adolescentes estabelecem com a música, na esteira das discussões que a Lei 11.769, de 2008, vem provocando ao retornar o ensino obrigatório de música ao currículo escolar. Tendo como arcabouço teórico estudos ligados à Biologia e às Ciências Sociais, a investigação foi realizada com 89 adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, distribuídos por 7 grupos de discussão, constituídos de modos distintos: um dos grupos foi formado de maneira independente, por indicação de um professor de violão, dois grupos foram formados por alunos de uma escola particular e quatro grupos formados em um colégio federal. Para a realização dos grupos de discussão, enquanto recurso metodológico, optou-se pelas seguintes atividades: um jogo com temas relativos à música com a intenção de deixar os jovens mais à vontade e obter um levantamento prévio sobre o universo musical dos mesmos; o preenchimento de fichas com o nome, idade, as músicas, bandas e intérpretes favoritos, e os instrumentos musicais que tocam; e, em seguida, uma conversa sobre a relação daqueles jovens com a música. Na análise das atividades desenvolvidas nos grupos de discussão, foi possível levantar aspectos que tornam a música mais ou menos atraente para esses jovens – apesar da dificuldade em separar os aspectos sonoros daqueles extrínsecos à música –, bem como as funções que a música tem no cotidiano desses adolescentes. A pesquisa também procurou identificar o modo como a música chega até os jovens, passando pelas mídias utilizadas e pelas influências recebidas da família, dos amigos e dos professores. Constatou-se, ainda, o quanto esses jovens diferenciam as funções que estilos musicais diversos têm no seu cotidiano e que proveito tiram dos diferentes estados emocionais que a música é capaz de induzir.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui