INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CUIDAR EM FAMÍLIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR FAMÍLIAS ATENDIDAS NO CENTRO CULTURAL A HISTÓRIA QUE EU CONTO/RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THAMIRES DA SILVA RIBEIRO

Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação:  04/10/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27557@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27557@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27557

Resumo:
O presente estudo busca analisar significados atribuídos à família e cuidados cotidianos por famílias atendidas pelo núcleo de Desenvolvimento Humano do Centro Cultural A História Que Eu Conto, organização da sociedade civil localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir da elaboração de um roteiro aplicado em cinco famílias moradoras de um território vulnerabilizado, atravessado por intensa violência e invisibilidade do poder público, a fim de identificar suas concepções e práticas de cuidados familiares. O recurso metodológico para a análise de dados consistiu na análise de conteúdo em sua modalidade temática. Os resultados apontam para a necessidade de compreender as famílias em seu contexto histórico e sociocultural, considerando a pluralidade de formas de viver, onde se constroem diversas formas de cuidar. Também se constatou a existência de um cuidado pensado que por vezes diverge do cuidado vivido no cotidiano das relações, fortemente influenciado pelo contexto de um Estado Familista, pouco presente na garantia de políticas públicas de suporte às famílias em sua função cuidadora.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui