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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ÉTICA E LINGUAGEM EM LEVINAS Autor: JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 2750
Catalogação: 08/07/2002 Liberação: 08/07/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2750@1
Resumo:
Título: ÉTICA E LINGUAGEM EM LEVINAS Autor: JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
Nº do Conteudo: 2750
Catalogação: 08/07/2002 Liberação: 08/07/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2750@1
Resumo:
O texto pretende pôr em evidência a relação entre ética e linguagem no pensamento de Emmanuel
Levinas. Acentua que, para o autor, a linguagem não pode ser compreendida como uma simples
permuta de signos verbais. Não é um mero intercâmbio de idéias sobre o mundo e os objetos ou
pura troca de informações entre interlocutores. A linguagem tem funções eminentemente éticas. Ela
possibilita uma relação entre interlocutores, garantindo a proximidade e a separação entre os
mesmos. A proximidade acontece quando, frente-afrente, os pólos envolvidos têm a oportunidade de
expressarem-se com autonomia e com a sua própria linguagem. A situação do frente-a-frente
possibilita aos interlocutores a revelação do que é próprio de cada um e, sobretudo, a força da
presença viva. A presença, por sua vez, implica um discurso interpelador que exige do outro uma
resposta sincera. Aqui acontece a produção do sentido. Não como entidade ideal, mas como resposta
à interpelação do outro. Responder ao outro implica tomar uma atitude objetiva, de modo que entrar
no discurso é vivenciar uma experiência mais profunda do que simplesmente articular palavras.
Portanto a verdadeira linguagem que pode apresentar- se como resposta às interpelações do outro é
aquela que se traduz como responsabilidade por ele até o infinito.