INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: STABLEBELT: WEARABLES EM ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO CARDOSO ISMÉRIO

Colaborador(es):  HUGO FUKS - Orientador
Número do Conteúdo: 27505
Catalogação:  28/09/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27505@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27505@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27505

Resumo:
Nesta dissertação são investigadas formas de áudio biofeedback (ABF) para exercícios de estabilização segmentar usando sensores de movimento. A estabilização segmentar é uma das estratégias no tratamento de lombalgias. O exercício de Ponte foi escolhido como foco para a investigação. O sensor de movimento principal foi um acelerômetro tri-axial. Flex Sensors, Force Sensitive Resistor e múltiplos acelerômetros foram usados em outros protótipos. Os resultados desta dissertação, que incluem dados do acelerômetro, comentários, procedimentos, reflexões e implementação de protótipos com geração de 3 tipos de ABF, foram obtidos durante 5 ciclos de uma pesquisa-ação. Na pesquisa-ação, o pesquisador conduz a pesquisa realizando ações sucessivas que busquem reduzir um problema específico em um ambiente real. Nesta dissertação, o ambiente usado foi um local onde um paciente executa exercícios de estabilização segmentar e o problema identificado é a dificuldade do paciente executar os exercícios de forma correta. A ação é a disponibilização de um wearable – StableBelt – que produz ABF baseado nos movimentos do paciente durante um exercício de estabilização segmentar. Diferentes formas de áudio foram investigadas: música instrumental, piano e percussão. O StableBelt foi avaliado através de 3 testes com usuários. Após um teste preliminar com um participante, testes com 5 e depois 8 participantes foram feitos. No teste preliminar foi usada música instrumental e piano e percussão nos testes subsequentes. O último ciclo da pesquisa-ação foi dedicado ao conforto do StableBelt. Durante a investigação, foram entrevistados fisioterapeutas que pesquisam lombalgia e fisioterapeutas que usam estabilização segmentar na clínica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui