$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A RELAÇÃO DO GOOGLE COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE DIGITAL: UMA VISÃO DA ERGONOMIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO MEDEIROS PENNA

Colaborador(es):  MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador
Número do Conteúdo: 27479
Catalogação:  26/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27479

Resumo:
A partir da compreensão do Google como um agente atuante no processo de formação dos saberes contemporâneos, esta pesquisa avaliou a consistência entre os aparatos cognitivos envolvidos nos processos de aprendizagem e o funcionamento do mecanismo de busca. Seu desenvolvimento iniciou-se por uma revisão bibliográfica, que apontou a conceituação de relevância associada à popularidade, em conjunto com a confiança dos indivíduos no ordenamento sistêmico do Google como fatores responsáveis pela alta similitude e baixa diversidade dos resultados encontrados. Em seguida, identificaram-se na literatura indícios de que os processos de aprendizagem são potencializados pelo acesso a conteúdos diversos, capazes de estimular um maior número de conexões com os saberes prévios. Pelas incongruências entre as observações teóricas, optou-se pela realização de experimentos práticos. Neles, manipulou-se o funcionamento do Google, ampliando a divergência presente nos resultados das buscas e avaliando suas consequências para os processos de aprendizagem. Após a análise dos dados levantados, constatou-se que os indivíduos se beneficiaram da exposição a um espaço informacional mais abrangente, obtendo melhores índices em avaliações relativas aos conteúdos sub-representados nos resultados, assim como para os conteúdos amplamente difundidos. Além da melhoria na aquisição de conhecimento, os usuários também puderam experimentar um recorte informacional mais representativo, em que o enviesamento para os conteúdos predominantes foi atenuado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui