$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO DE COMPRAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPPE GUERREIRO GASPAR DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 27472
Catalogação:  26/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27472@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27472@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27472

Resumo:
Com a dinâmica da economia mundial e a crescente competitividade nos mercados, a área de compras ganha relevância e torna temas como risco de fornecimento, redução de custos, características do mercado fornecedor, parcerias estratégicas, entre outros, presentes no dia a dia das empresas. Neste cenário, uma estratégia de compras bem definida faz diferença. O desenvolvimento de uma estratégia de compras é complexo, pois as empresas lidam com uma grande variedade de itens e serviços, muitos fornecedores, bem como situações de compras heterogêneas e, por esses motivos, precisam de ferramentas analíticas avançadas para desenvolver estratégias eficazes. Devido a isso, existem várias metodologias que suportam este processo, como Análise SWOT, Cinco Forças de Porter e Portfólio de Compras. Apesar de ser relevante o portfólio de compras no desenvolvimento das estratégias, pouco se conhece sobre a real aderência dos mesmos na prática. Essa dissertação traz conceitos da literatura acadêmica sobre os portfólios de compras e apresenta um estudo de caso prático, sobre a utilização do mesmo no desenvolvimento da estratégia, dentro de uma grande empresa do setor de mineração. Com este trabalho pretende-se esclarecer para a literatura como o modelo de portfólio de compras é utilizado para o desenvolvimento de estratégias na prática, identificando as adaptações necessárias para torná-los aderentes a uma situação real. Também pretende-se identificar se existe alguma oportunidade de aperfeiçoamento do portfólio de compras utilizado pela organização corporativa estudada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui