$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PARA O CURSO DE ENGENHARIA DO PETRÓLEO DA PUC-RIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THOMAS ADAMS

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 27457
Catalogação:  22/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27457@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27457

Resumo:
O advento da cultura digital proporcionou a possibilidade e necessidade de efetuar uma série de transformações, tanto na produção do conhecimento quanto na sua transmissão, em particular nas universidades. Distintos autores, como GIBBONS, GUILES, DELORS e JOHNSON tratam desta questão e enfatizam termos como transdisciplinaridade e cultura participativa. Tradicionalmente, em sua grande maioria os cursos das universidades estão fundamentados em disciplinas, que são ministradas de uma forma individualizada, dificultando que o aluno tenha uma visão mais integrada das distintas matérias. Nesse trabalho é proposta a criação de uma nova disciplina no curso de Engenharia do Petróleo da PUC-RIO, que teria o nome provisório Projeto integrado multidisciplinar de desenvolvimento de um campo de petróleo. Este projeto integraria distintas disciplinas que constam da grade do curso da Engenharia do Petróleo. No projeto piloto as disciplinas contempladas seriam Geofísica, Fundamentos de Perfilagem, Avaliação de Formação, Engenharia de Reservatório e Produção e seriam realizados pelos alunos distribuídos em grupos. Estas distintas áreas de conhecimento seriam ministradas na sequencia tradicional do desenvolvimento de um campo de petróleo e coordenadas pelos professores de cada disciplina. Desta forma pretende-se fornecer aos alunos os conceitos de transdisciplinaridade e cultura participativa, bem como uma visão mais integrada da disciplina.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui