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Título: UMA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL PARA A ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIOS EM MULTI-FAMILY OFFICES
Autor: ALEXIA DALCANALE BERGALLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27448
Catalogação:  22/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27448@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27448@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27448

Resumo:
Esse estudo apresenta o modelo de negócios de multi-family offices e propõe uma abordagem prescritiva específica para a elaboração e manutenção de portfolios de investimentos, com objetivo de torna-los mais eficientes em servir os interesses de seus clientes. O aconselhamento financeiro – atividade central destas empresas – tem por essência guiar os clientes a tomarem decisões melhores. Para esse fim, a abordagem proposta incorpora elementos da teoria financeira comportamental, que confrontam a teoria econômica clássica para explicar o comportamento do investidor normal – isto é, sujeito a problemas de autocontrole, a dor do arrependimento, a vieses cognitivos, etc.. Entende-se que o processo de elaboração e manutenção de portfólios deva ser iterativo e dinâmico, movido pelo relacionamento e pela qualidade da comunicação entre as partes (gestor e investidor). Foi desenvolvido um modelo-base para nortear esse processo, identificando e estabelecendo uma relação entre os diferentes componentes de risco envolvidos, dentre eles a tolerância, a capacidade e a atitude ao risco. Além disso, são incorporados os objetivos do cliente, seus valores, o horizonte de investimento, a filosofia da empresa e a aculturação comportamental financeira – tanto do investidor quanto do gestor. Essa abordagem pressupõe os gestores como verdadeiros educadores, apresentando recomendações práticas para que entendam o seu próprio comportamento, melhorando as suas decisões e o seu entendimento sobre as motivações de seus clientes. Isso os tornará melhores em servi-los e educa-los, favorecendo a retenção no longo prazo.

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