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Título: EFEITOS DE RECOMENDAÇÕES DE LÍDERES DE OPINIÃO EM MÍDIAS SOCIAIS SOBRE A INTENÇÃO DE COMPRA DE SEUS SEGUIDORES
Autor: RENATA HUHN NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27447
Catalogação:  22/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27447@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27447@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27447

Resumo:
As mídias sociais virtuais têm mudado a forma como os consumidores se comunicam e interagem. O ambiente virtual permitiu que eles tivessem acesso a uma grande quantidade de dados de maneira rápida e barata. Nesse contexto, líderes de opinião digitais aparecem como importantes fontes de informação, provendo opiniões especializadas sobre produtos e serviços. Considerando-se que existe uma vasta disponibilidade de mensagens sobre consumo, torna-se interessante entender como essas mensagens conseguem interferir na intenção de compra dos consumidores potenciais. No presente estudo foi proposto que após um consumidor ter acesso, em mídias sociais virtuais, a mensagens com capacidade de persuasão passadas por líderes de opinião digitais, ocorre a aceitação das informações e a mudança na atitude em relação a compra de produtos recomendados por eles. Esses dois fatores, por sua vez, influenciam a intenção de compra do consumidor. Dados coletados via survey online com 204 usuários da mídia social virtual Instagram, seguidores da conta Comprei e Aprovei, foram analisados por meio de equações estruturais a fim de testar o modelo proposto com hipóteses sobre o comportamento do consumidor na adoção de informações em mídias sociais virtuais para decisões de consumo. Com base nos dados coletados, observou-se que um líder de opinião digital capaz de gerar mensagens persuasivas consegue mudar a atitude dos seus seguidores e fazer com que aceitem a informação fornecida, influenciando a intenção de compra dos produtos avaliados. Isso realça a relevância desses líderes de opinião para estratégias de Marketing das empresas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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