INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROGRAMAS DE MARKETING SOCIAL NO ÂMBITO EMPRESARIAL: ANÁLISE MULTICASOS À LUZ DA COCRIAÇÃO DE VALOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRÉIA APARECIDA ALBINO

Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador
Número do Conteúdo: 27438
Catalogação:  21/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27438@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27438@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27438

Resumo:
Considerando o aumento da participação da iniciativa privada em projetos e programas que buscam contribuir para a elevação do bem estar da sociedade, inclusive por meio de ações de marketing social, esta pesquisa teve como principal objetivo identificar, na perspectiva dos atores envolvidos, em especial o público-alvo, como a cocriação de valor é abordada (e se manifesta) nos programas de marketing social desenvolvidos por empresas no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo multicasos que teve como objetos de estudo três iniciativas promovidas por uma empresa privada do segmento de bens de consumo, em parceria com outras organizações. Todas as iniciativas estudadas apresentam aspectos que as caracterizavam como ações de marketing social e abrangiam diferentes causas de interesse da sociedade: segregação de resíduos sólidos, cuidados com a saúde cardiovascular e hábitos de higiene junto ao público infantil, especialmente por meio da lavagem adequada das mãos. Os métodos para coleta de dados envolveram quarenta entrevistas pessoais, por telefone e por email, observação e consulta a arquivos e documentos diversos fornecidos por alguns dos entrevistados. A análise dos dados foi qualitativa, seguindo categorias pré-definidas a partir da revisão de literatura. Os resultados da pesquisa mostraram que as iniciativas estudadas foram desenvolvidas tendo por base diversos elementos da cocriação de valor, destacando-se, principalmente, o projeto voltado aos cuidados com a higiene das mãos. Especificamente em relação aos processos de descoberta, design e entrega de valor, as iniciativas estudadas, apesar de apresentarem elementos da cocriação de valor, o fazem predominantemente na etapa da entrega, sendo que os processos de descoberta de design parecem ter ocorrido apenas sob a responsabilidade das organizações envolvidas, sem evidências que sugerem a participação do público-alvo. Identificou-se que a abordagem mais evidente nas iniciativas estudadas é a downstream, mais voltada à mudança do comportamento individual. O presente trabalho colabora para preencher uma lacuna na literatura referente a marketing social e cocriação de valor, em especial no que tange ao estudo de ações desenvolvidas pela iniciativa privada. Além disso, os resultados da pesquisa, ao relatarem determinadas condições em que as iniciativas estudadas operam, também indicaram aspectos em que estas podem ter seus resultados potencializados, a partir da incorporação de mais princípios da cocriação de valor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui