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Título: AS CONTRADIÇÕES NAS TRAMAS DO COTIDIANO PROGRAMADO: A DEGRADAÇÃO DA VIDA E A BANALIZAÇÃO DO ESPAÇO NA CIDADE DE ITABORAÍ - RJ
Autor: VICTOR HUGO CORREIA DUBA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27431
Catalogação:  21/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27431@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27431@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27431

Resumo:
A presente pesquisa teve a pretensão de analisar como a construção de determinadas representações contribuem para a concretização da banalização do espaço em Itaboraí – RJ, a partir do exemplo das tramas do cotidiano vivido no microcosmo das escolas do ensino fundamental. Partindo da constatação de que a tragédia produzida pela banalização do espaço nessa cidade é anterior à chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – COMPERJ, a pesquisa procurou entender como funcionam os mecanismos de perpetuação desse sistema, trazendo um modelo abstrato, não inexorável, pois se transforma a todo o momento no espaço-tempo, muitas vezes, para garantir a manutenção do poder de determinados grupos historicamente privilegiados. Nessa engrenagem política, o acúmulo histórico-cultural da sociedade representado através do patrimonialismo e somado às consequências do modo de produção capitalista, são os mecanismos fundamentais para a produção de um espaço banalizado e sua consequente degradação da vida. A pesquisa também se apoiou na teoria das representações do filósofo Henri Lefebvre para entender como os discursos e práticas, a partir do olhar do microcosmo das escolas de ensino fundamental da cidade, ao mesmo tempo reforçam e contestam essa engrenagem. Logo, a análise dos discursos na compreensão do cotidiano foi para a pesquisa o elemento mais importante para se enxergar os mecanismos da engrenagem, não encontrada somente na cidade de Itaboraí, mas também, em outras cidades brasileiras.

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