$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A DIDÁTICA DO TRAÇO NO ESPAÇO VIRTUAL: ORIGEM E VISUALIDADE
Autor: CARLOS EURICO POGGI DE ARAGÃO JÚNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27414
Catalogação:  20/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27414@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27414

Resumo:
Este trabalho identifica e analisa um problema de repertório cultural entre estudantes de artes visuais e propõe uma abordagem da didática da imagem artística em geral, cujo objetivo é oferecer estratégias de compreensão crítica e criativa das narrativas visuais atuais na sua relação com a História da Arte. A imagem artística é definida e entendida como desenho que se forma e se expressa através do traço, cuja interpretação decorrente de suas qualidades e de seus sentidos visuais pode gerar diversas inserções e narrativas na cultura como um todo e, especialmente, na cultura digital. O conceito de traço é estabelecido, metodologicamente, pelo seu caráter como índice de uma realidade, essencialmente, assim como signo, símbolo e, na totalidade da imagem, como espaço fotográfico, incorporando as possibilidades digitais como meio de sua investigação por metadados. Partindo de uma longa experiência didática com estudantes, o trabalho analisa a prática do traço indiciático e do suporte pictórico, para estabelecer as possíveis relações com a fotografia, pintura, escultura e com qualquer imagem artística presente na internet. O desenvolvimento desta didática da imagem artística pretende a criação de pontes temáticas e tecnológicas, definindo o presente e o passado como processos em registros contínuos, enquanto revela a História da Arte como uma atualidade indissociável do fazer artístico. Na análise final, são propostas estratégias didáticas, a serem implementadas em diferentes molduras possíveis no âmbito das tecnologias digitais, para favorecer uma compreensão da arte e de suas operações técnicas, permitindo assim um possível entrelaçamento de visões de mundo e ideias presentes na origem de cada traço.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui