XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A DIDÁTICA DO TRAÇO NO ESPAÇO VIRTUAL: ORIGEM E VISUALIDADE Autor: CARLOS EURICO POGGI DE ARAGÃO JÚNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27414
Catalogação: 20/09/2016 Liberação: 21/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27414&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27414
Resumo:
Título: A DIDÁTICA DO TRAÇO NO ESPAÇO VIRTUAL: ORIGEM E VISUALIDADE Autor: CARLOS EURICO POGGI DE ARAGÃO JÚNIOR
Nº do Conteudo: 27414
Catalogação: 20/09/2016 Liberação: 21/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27414&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27414
Resumo:
Este trabalho identifica e analisa um problema de repertório cultural entre estudantes de
artes visuais e propõe uma abordagem da didática da imagem artística em geral, cujo
objetivo é oferecer estratégias de compreensão crítica e criativa das narrativas visuais
atuais na sua relação com a História da Arte. A imagem artística é definida e entendida
como desenho que se forma e se expressa através do traço, cuja interpretação decorrente
de suas qualidades e de seus sentidos visuais pode gerar diversas inserções e narrativas na
cultura como um todo e, especialmente, na cultura digital. O conceito de traço é
estabelecido, metodologicamente, pelo seu caráter como índice de uma realidade,
essencialmente, assim como signo, símbolo e, na totalidade da imagem, como espaço
fotográfico, incorporando as possibilidades digitais como meio de sua investigação por
metadados. Partindo de uma longa experiência didática com estudantes, o trabalho analisa
a prática do traço indiciático e do suporte pictórico, para estabelecer as possíveis relações
com a fotografia, pintura, escultura e com qualquer imagem artística presente na internet.
O desenvolvimento desta didática da imagem artística pretende a criação de pontes
temáticas e tecnológicas, definindo o presente e o passado como processos em registros
contínuos, enquanto revela a História da Arte como uma atualidade indissociável do fazer
artístico. Na análise final, são propostas estratégias didáticas, a serem implementadas em
diferentes molduras possíveis no âmbito das tecnologias digitais, para favorecer uma
compreensão da arte e de suas operações técnicas, permitindo assim um possível
entrelaçamento de visões de mundo e ideias presentes na origem de cada traço.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |