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Coleção Digital
Título: PAISAGEM URBANA, TERRORISMO E EMANCIPAÇÃO: A MÁSCARA E O SORRISO NA TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA DE BATMAN Autor: NICHOLAS DE ANDUEZA SINEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27407
Catalogação: 19/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27407@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27407@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27407
Resumo:
Título: PAISAGEM URBANA, TERRORISMO E EMANCIPAÇÃO: A MÁSCARA E O SORRISO NA TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA DE BATMAN Autor: NICHOLAS DE ANDUEZA SINEIRO
Nº do Conteudo: 27407
Catalogação: 19/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27407@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27407@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27407
Resumo:
Esta dissertação analisa, a partir da trilogia cinematográfica de Batman
(2005-2012), o modo como os procedimentos expressivos elaborados nas imagens
constroem (ou não) a possibilidade de emancipação do espaço urbano. Inseridos
no contexto pós 11 de setembro, os três filmes dialogam com o lastro iconológico
da Guerra ao Terror: figuras sem-rosto, duplos, múltiplos, anônimos, imagens
especulares; e ao centro das disputas, a metrópole de Gotham. O custo
necessário , entretanto, para a salvação de Gotham por Batman parece ser o
monopólio tanto da cidade quanto da imagem da cidade: um monopólio que serve
de blindagem contra os efeitos caleidoscópicos do terror. A paisagem urbana
(amálgama entre a urbe e sua imagem) se torna portanto meio privilegiado de
análise. E eis a centralidade do segundo filme da trilogia na discussão que se
propõe: o ataque iconoclasta do Coringa, por meio do jogo e do riso, profana o
monopólio (da verdade , do bem , da ordem e da imagem) instituído pelo
homem morcego. Com a invasão de uma imagem outra por entre as visibilidades
do filme, rompe-se o unívoco e com ele o monopólio sobre a cidade e suas
representações.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |