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Título: ARQUITETURA ENTRE MATÉRIA E SENTIDO: PROJETO, PRESENÇA E CRÍTICA NO CAMPO AMPLIADO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALICE VARELLA TEPEDINO

Colaborador(es):  OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 27403
Catalogação:  19/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27403@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27403@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27403

Resumo:
Esta pesquisa se propõe a investigar as possibilidades de renovação dos processos de significação e produção de sentido na arquitetura, no contexto da complexa condição contemporânea. Da dinâmica capitalista de consumo que rege a construção das cidades contemporâneas emerge uma produção arquitetônica espetacular, criada para simbolizar prosperidade políticoeconômica em que, com frequência, arte e arquitetura são associadas num processo de mercantilização da cultura. Esse processo, somado à crise do paradigma moderno, dificulta a compreensão do papel do arquiteto e das possibilidades para a arquitetura numa abordagem crítica e determina um empobrecimento da disciplina, ainda condicionada aos tradicionais códigos e regras formais do funcionalismo. Nesse contexto, é enfatizada a importância do deslocamento do objeto arquitetônico e seus aspectos estético-formais para os aspectos conceituais da arquitetura, abordados no âmbito do campo ampliado da cultura contemporânea. Desde a incorporação de paradigmas teóricos da linguística e da filosofia pelas práticas artística e arquitetônica, nos anos 60, tornou-se imprescindível a abordagem interdisciplinar no entendimento dos processos de produção de matéria e sentido que compõem o ambiente cultural construído. Ao longo do trabalho, essas questões foram problematizadas a partir da obra do arquiteto norte americano Peter Eisenman e seus interlocutores, através de um intenso diálogo entre arquitetura, arte e filosofia, que enfatiza a importância da resistência e da crítica aos padrões que limitam nossa presença, experiência e relação com espaço, matéria e tempo, através da arquitetura.

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