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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL Autor: MÁRCIA CORREA E CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27394
Catalogação: 19/09/2016 Liberação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27394
Resumo:
Título: CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL Autor: MÁRCIA CORREA E CASTRO
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27394
Catalogação: 19/09/2016 Liberação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27394
Resumo:
Nas últimas duas décadas o governo brasileiro tem investido vultosos
recursos para promover o acesso às tecnologias de informação e comunicação nas
escolas públicas do país. Os instrumentos normativos (decretos, leis, portarias) que
instituem tais políticas enunciam como objetivo principal a melhoria da
aprendizagem dos alunos, a partir do uso pedagógico de computadores, Internet e
outros aparatos que se tornaram cotidianos a partir da sociedade da informação.
Neste trabalho investigamos possíveis correlações entre o uso de TIC em escolas
públicas brasileiras e o resultado médio destas mesmas escolas em testes de
proficiência de larga escala. Para isso nos baseamos nos resultados da Prova Brasil
2011, e nos dados levantados, no mesmo ano, pela pesquisa TIC Educação;
realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Neste segundo caso foram
considerados os questionários aplicados a professores de quinto e nono anos do ensino
fundamental, a partir dos quais foram desenvolvidos dois indicadores do uso
pedagógico de TIC por professores, o que permitiu, posteriormente, medir o uso de
TIC por escola. Os indicadores foram construídos a partir de modelos estatísticos
utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |