$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL
Autor: MÁRCIA CORREA E CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 27394
Catalogação:  19/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27394@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27394

Resumo:
Nas últimas duas décadas o governo brasileiro tem investido vultosos recursos para promover o acesso às tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas do país. Os instrumentos normativos (decretos, leis, portarias) que instituem tais políticas enunciam como objetivo principal a melhoria da aprendizagem dos alunos, a partir do uso pedagógico de computadores, Internet e outros aparatos que se tornaram cotidianos a partir da sociedade da informação. Neste trabalho investigamos possíveis correlações entre o uso de TIC em escolas públicas brasileiras e o resultado médio destas mesmas escolas em testes de proficiência de larga escala. Para isso nos baseamos nos resultados da Prova Brasil 2011, e nos dados levantados, no mesmo ano, pela pesquisa TIC Educação; realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Neste segundo caso foram considerados os questionários aplicados a professores de quinto e nono anos do ensino fundamental, a partir dos quais foram desenvolvidos dois indicadores do uso pedagógico de TIC por professores, o que permitiu, posteriormente, medir o uso de TIC por escola. Os indicadores foram construídos a partir de modelos estatísticos utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui