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Coleção Digital
Título: O PAPEL DAS REDES DE RELACIONAMENTO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE SOFTWARE Autor: SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27382
Catalogação: 16/09/2016 Liberação: 05/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27382
Resumo:
Título: O PAPEL DAS REDES DE RELACIONAMENTO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE SOFTWARE Autor: SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES
Nº do Conteudo: 27382
Catalogação: 16/09/2016 Liberação: 05/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27382&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27382
Resumo:
Esta tese estuda, a partir da teoria de empreendedorismo internacional, da
teoria de redes e de capital social, como as empresas brasileiras de software se
beneficiam do uso de suas redes e do capital social delas advindas, em seu
processo de internacionalização. O objetivo foi identificar as diversas nuances e
estratégias de uso de redes de relacionamento pelos empreendedores ao longo do
tempo, observando sua dinâmica no processo de internacionalização da empresa.
Para tal realizou-se um estudo longitudinal de oito casos de empresas brasileiras
internacionalizadas do setor de software, investigando o processo pelo qual
ocorreu cada entrada em mercados externos, desde sua fundação até o início de
2016. Foram ainda levantadas e analisadas, nas empresas pesquisadas, 87
iniciativas de internacionalização. Foi empregada uma abordagem abdutiva, que
pressupõe um processo contínuo de evolução entre teoria e dados empíricos. As
fontes de dados utilizadas foram primárias e secundárias, incluindo entrevistas
pessoais realizadas para o estudo, transcrições de entrevistas anteriores
provenientes de base de dados existente, publicações, casos acadêmicos
publicados sobre as firmas selecionadas, documentos internos e sites das
empresas. A análise dos dados teve como objetivo avaliar a ocorrência ou não de
padrões, por meio de quatro dimensões: o perfil das empresas e de seus dirigentes;
as características das iniciativas internacionais das empresas; a forma de utilização
do capital social e das redes no processo de internacionalização; e a identificação
de benefícios associados ao uso das redes nos processos de internacionalização.
Além disso, buscou-se identificar padrões de construção do relacionamento no
decorrer do tempo. A análise se baseou na comparação de padrões e na análise
cruzada de casos. Os resultados apontaram estratégias variadas de uso do capital
social pelas empresas estudadas. De forma geral, as empresas brasileiras de
software estudadas não seguem um padrão único, mas vários padrões distintos.
No entanto, obtiveram-se alguns indicadores de como se constroem os
relacionamentos, delineando-se ainda benefícios obtidos por meio de capital
social e redes. Foi possível identificar um processo genérico de evolução de
relacionamento. Conclui-se que o uso das redes de relacionamento é fator
primordial para o avanço das empresas brasileiras de software no mercado
internacional, o que corrobora estudos recentes que destacam o uso das redes por
empresários de países emergentes como o principal instrumento para superar as
restrições inerentes ao seu tamanho e ao país de origem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |