$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS EM ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DE ÁREAS URBANAS COSTEIRAS SUJEITAS À INUNDAÇÃO NO CONTEXTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERIKA BRUM PALMA PEREIRA

Colaborador(es):  MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS - Orientador
Número do Conteúdo: 27366
Catalogação:  14/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27366@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27366@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27366

Resumo:
Esta dissertação busca enfatizar a necessidade de adaptação à mudança climática principalmente em zonas costeiras de baixa altitude (LECZ) com o objetivo de destacar a importância dos espaços livres públicos em estratégias de adaptação de áreas urbanas costeiras sujeitas à inundação no contexto da mudança climática. Estas áreas são consideradas as mais vulneráveis devido à grande concentração de população, riqueza e centros comerciais em risco de inundações costeiras e terrestres, além de apresentar um alto grau de degradação do subsistema natural, por causa das atividades humanas e influências marítimas. O contexto da mudança climática agrava o grau de vulnerabilidade, ao projetar um aumento na intensidade das chuvas e tempestades, a temperatura média, e elevação do nível do mar. Em paralelo, o rápido crescimento populacional forma megacidades costeiras reproduzindo um modelo de ocupação insustentável. Assim, este trabalho pretende contribuir para a discussão de soluções práticas para adaptar as zonas costeiras para os efeitos das alterações climáticas que incorporam o espaço livre público, como um aspecto fundamental da adaptação. Somando à adaptação, pode-se observar outros ganhos em termos de bem estar humano e promoção de melhoria da qualidade de vida das populações urbanas. Para apoiar o argumento dessa dissertação, usa-se exemplo de design urbano que utiliza espaços livres públicos como estratégias de adaptação - Londres, Nova Orleans, Nova York, Roterdão, Cho Hi Minh City, Jakarta e Melbourne.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui