XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA Autor: ANNA MARIA DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27345
Catalogação: 13/09/2016 Liberação: 03/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345
Resumo:
Título: A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA Autor: ANNA MARIA DE AZEVEDO
Nº do Conteudo: 27345
Catalogação: 13/09/2016 Liberação: 03/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345
Resumo:
Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com
imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões
que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a
dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de
formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem
do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso
sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de
imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica
que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao
processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções
de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e
arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.