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Título: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO DESPONTAR DOS DISCURSOS CIENTÍFICOS AOS LABORATÓRIOS E PRÁTICAS DE EXAME PSICOLÓGICO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HUGO LEONARDO ROCHA SILVA DA ROSA

Colaborador(es):  JULIANE CALLEGARO BORSA - Orientador
Número do Conteúdo: 27312
Catalogação:  08/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27312@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27312@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27312

Resumo:
O presente trabalho é uma investigação histórica dos discursos e práticas de exame psicológico que se manifestaram no contexto da educação brasileira na virada do século XIX para o século XX. O levantamento de obras em psicologia publicados na segunda metade do século XIX e início do XX foi realizado na base da Internet Archive. Já as fontes primárias produzidas no Brasil foram levantadas na Biblioteca Nacional, no setor de Obras Gerais para livros e na Hemeroteca Digital para os textos publicados na imprensa brasileira. Primeiramente, será abordada a emergência da psicologia experimental na Europa a partir de algumas obras de época, discutindo questões que estavam em pauta entre os experimentalistas. Em um segundo momento, o texto se deterá em questões historiográficas da psicologia no Brasil, tratando de alguns problemas no campo ao mesmo tempo em que busca situar a psicologia experimental em uma pluralidade de discursos em torno de uma psychologia. Por último, o texto trabalhará inserções da psicologia experimental na educação brasileira e como ela estava articulada a outros discursos e práticas que almejavam, por meio da educação do corpo e do espírito das crianças, a manutenção da ordem social e o progresso do país.

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