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Título: TROPICUIR: (RE)EXISTÊNCIAS POLÍTICAS NAS AÇÕES PERFORMÁTICAS DE CORPOS TRANSVIADOS NO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS GUILHERME MACE ALTMAYER

Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Número do Conteúdo: 27275
Catalogação:  02/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27275@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27275@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27275

Resumo:
Este trabalho de pesquisa se dedica a escutar corpos dissidentes sexuais transviados na cidade do Rio de Janeiro, que a partir de suas práticas estéticopolíticas desobedientes perturbam a heteronormatividade ao questionar classificações e binarismos de gênero e sexo. Uma cartografia de ações insurgentes frente a cada vez maior fascistização da conservadora sociedade brasileira, indissociável do contexto capitalista neoliberal em que está inserida. Corpos insubordinados que transformam as dores e preconceitos que os atravessam em potentes ferramentas de luta política queer não institucionalizadas, para propor novas formas de saber do corpo a partir da arte e do design, transitando pela arte da performance, cyberativismo, pichações, mobilizações de rua e show de drag. Propostas que evocam reflexões críticas sobre questões como a violência sofrida por pessoas trans invisibilizadas pelas lógicas binárias de gênero e sexo; as formas distorcidas de representação e invisibilização de transviados na mídia brasileira; a exaltação das belezas do ânus como órgão reprodutor da diferença e ponto de partida para novas possibilidades de vida; e o estado, família e religião como dispositivos de controle dos corpos transviados.

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