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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION Autor: RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27260
Catalogação: 01/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27260
Resumo:
Título: RESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION Autor: RENATA COUTO DE AZEVEDO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 27260
Catalogação: 01/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27260@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27260
Resumo:
O culture jamming é um movimento de proliferação artística de mensagens,
um processo retórico de intervenção e invenção que desafia a habilidade do
discurso corporativo de fazer sentido de forma previsível. A organização
canadense AdBusters Media Foundation é considerada um ícone do movimento e
tem como objetivo declarado o redirecionamento do fluxo de informação, da
forma como as corporações exercem o poder e da maneira como o significado é
produzido em nossa sociedade. Tendo em vista a importância dos estudos de
anticonsumo e resistência ao consumo nos campos do Marketing e do
comportamento do consumidor, o objetivo do presente trabalho é analisar, em
uma perspectiva exploratória, a configuração do discurso dos spoof ads (paródias
de anúncios publicitários) veiculados no site do AdBusters Media Foundation,
bem como verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da
organização jammer. Para tal, analisou-se um corpus composto por 119 spoof ads,
utilizando-se o método de análise do conteúdo. Os resultados do trabalho indicam
que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção
da transparência democrática e da liberdade de expressão, contra a poluição da
mente por mensagens comerciais pró-consumistas ligadas diretamente às
catástrofes sociais, ambientais, financeiras e éticas que se apresentam
cotidianamente. Desse modo, os spoofs refletem diretamente os valores e
objetivos declarados da AdBusters Media Foundation, bem como corroboram
indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.