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Título: A REPORTAGEM NO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAIQUE CUNHA BELLATO

Colaborador(es):  MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 27222
Catalogação:  29/08/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27222@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27222@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27222

Resumo:
A imprensa moderna que surge concomitante à cidade moderna foi buscar no drama da novidade o elemento a diferenciar-lhe das outras formas de contar o urbano. Como empresa do ramo do entretenimento, essa nova imprensa soube explorar o interesse dos leitores acerca do distante, do excêntrico, e claro do crime, para alavancar suas vendas. Com uma nova forma narrativa e através do repórter - um novo personagem da cidade -, a imprensa moderna irá reivindicar a primazia no tratamento das questões urbanas e dos fenômenos violentos que se davam no seu espaço. O presente trabalho tem como proposta a reconstrução analítica dessa perspectiva que passou a presidir as representações da cidade no início do século XX. Se hoje as imaginações construídas sobre o Rio de Janeiro estão marcadas pelo vocabulário bélico e pela ideia de uma cidade partida, no século passado a integração social da cidade foi pensada principalmente através do campo da cultura. Naquela quadra, foram os repórteres aqueles que tentaram traduzir e integrar o mundo urbano oferecendo uma imagem na qual os cariocas se reconheciam e com a qual, ainda hoje, convivemos.

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