$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A FINANCEIRIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO: OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELA VIRGINIO DAMETTO

Colaborador(es):  REGINA CELIA DE MATTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 27163
Catalogação:  11/08/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27163@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27163@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27163

Resumo:
A Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio de Janeiro (OU-CRPRJ) é uma das manifestações espaciais do processo de reestruturação produtiva do modo de produção capitalista associada às liberalizações do setor financeiro ocorridas a partir de 1980. Esta operação é materializada através da reestruturação urbano-imobiliária das regiões central e portuária da cidade do Rio de Janeiro. A atual interconexão entre mercado financeiro e setor imobiliário promove a inversão de capital financeiro no processo de produção espacial através da emissão e comercialização de títulos mobiliários ligados ao solo urbano. Assim, a lógica financeira se materializa no espaço da OUCRPRJ através da comercialização de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACS), o que aponta a tendência da financeirização da produção do espaço. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de desvelar as contradições do processo de produção do espaço da OUCRPRJ, no qual, configuram-se estratégias de diferenciação e desigualização que promovem a formação de renda diferencial tanto dentro do perímetro como na escala da metrópole, ambas diretamente relacionadas à dinâmica financeira. Além disso, a produção do espaço da OUCRPRJ provoca a remoção da população que vive este espaço e é expulsa pela Prefeitura da Cidade sob justificativas desenvolvimentistas que seguem diretrizes neoliberais forjadas por instituições internacionais como o Banco Mundial que, em última análise, visa a reprodução continuada de capital por uma parcela da sociedade. Neste contexto, toma-se o processo de produção do espaço da OUCRPRJ como objeto analítico da presente dissertação de mestrado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui