$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: EL DOGMA: UNA PALABRA REFERIDA
Autor: DAVID DE LA TORRE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 27088
Catalogação:  02/08/2016 Idioma(s):  ESPAÑOL - ESPAÑA
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27088@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27088@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.27088

Resumo:
En la sociedad actual en la que todo es pasajero y relativo, el reflejo eclesial de juzgar el presente a partir de la verdad de la fe, que ha llegado a nosotros a través de la tradición y de su principio dogmático, no solamente es incomprendido sino seriamente cuestionado. Es necesario entonces reflexionar sobre por qué existe una dimensión dogmática en el cristianismo y mostrar con claridad su relación con el Evangelio que es Jesús, para los hombres de todos los tiempos y lugares. Ante el rechazo a la subjetividad doctrinal que domina la fe cristiana y ante el peligro permanente que ésta tiene de cosificarse en vacías fórmulas doctrinales, es preciso insistir en que el objeto de fe del cristianismo no es una lista determinada de premisas lógicas, sino la misma persona de Jesucristo. Es de Aquel que ha sido reconocido en la fe como Cristo y Señor, único Evangelio de la Misericordia del Padre, acontecimiento salvífico absoluto, de quien quieren dar testimonio los dogmas. El dogma encuentra su razón de ser en la dependencia esencial a la persona concreta de Jesucristo como verdad que libera, como camino en el tiempo hacia un Dios siempre nuevo.

Descrição Arquivo
EN SU TOTALIDAD  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui