$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELO CIENTE DE CONTEXTO PARA TOMADA DE DECISÃO NO PLANEJAMENTO TÁTICO MULTI-ESPECIALIDADE EM UM GRANDE INCIDENTE
Autor: MARCUS FRANCO COSTA DE ALENCAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 27069
Catalogação:  29/07/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27069@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27069@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27069

Resumo:
As atividades que envolvem problemas muito complexos e imprevisíveis continuam se baseando em tomada de decisão por humanos e ferramentas manuais como formulários. Este ainda é o caso para tomada de decisão no planejamento tático em um grane incidente, onde o conhecimento coletivo de especialistas em múltiplas especialidades é essencial para tomada de decisões urgentes e efetivas. Especialistas tendem a rejeitar ferramentas que comprometem a agilidade de decisão exigida, uma vez que elas podem colocar vidas humanas sob risco e causar grandes danos ao meio ambiente e propriedades. Comunicação e gestão são desafios, considerando que cada especialista possui sua própria linguagem especializada. Esta tese propõe um modelo de planejamento que mantém as decisões com os especialistas e permite que eles utilizem suas próprias expressões para planejamento tático, mas faz o rastreamento do contexto de cada expressão, faz o controle da autoridade sobre cada expressão, e armazena as expressões para permitir seu reuso. Essas funcionalidades foram implementadas numa ferramenta Web que visa dar maior poder aos especialistas tomadores de decisão, procurando preservar os atributos dos formulários em papel. A ferramenta Web foi avaliada em cenários de emergência na indústria de óleo e gás, e os resultados das avaliações da ferramenta indicaram que a abordagem do modelo viabiliza importantes melhorias em termos de comunicação e gestão do planejamento tático neste contexto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui