$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: GESTÃO DE CONTRATOS PARA O AFRETAMENTO DE NAVIOS: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NO BRASIL
Autor: VIVIANE TEIXEIRA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27026
Catalogação:  26/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27026@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27026@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27026

Resumo:
Nos dias atuais, as empresas vêm tratando a questão logística de forma estratégica, ou seja, ao invés de otimizar pontualmente as operações, focalizando os procedimentos logísticos como meros geradores de custo, as empresas participantes da cadeia de suprimento passaram a buscar soluções novas, usando a logística para ganhar competitividade e também para induzir novos negócios. Desta forma, há uma nova concepção no tratamento dos problemas logísticos: o gerenciamento da cadeia de suprimento (supply chain management – SCM). Dentro dos processos contidos na gestão da cadeia de suprimento, a área de compras sofreu um grande avanço em termos de pesquisa dentro do mundo acadêmico. O conhecimento dos mercados fornecedores, as habilidades de compras, a busca por alternativas de suprimento e a disponibilidade dos recursos para o processo de compra fazem com que a função Compras exerça um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. O objetivo deste trabalho é propor uma matriz de estratégia de compras do modelo de Kraljic (1983) para o afretamento de navios na logística de abastecimento de uma empresa verticalizada de petróleo no Brasil. Para isto, o trabalho descreveu as peculiaridades do processo de afretamento, além de analisar e posicionar os contratos na matriz de portfólio de Kraljic (1983) para o afretamento nessa empresa. O estudo analisou o retrato atual da gestão dos contratos de afretamento adotados na empresa e aplicou os conceitos do estudo de Kraljic nesses contratos. Concluiu-se que alguns contratos da empresa fazem parte do quadrante de alavancagem, outros do quadrante estratégico e outros do quadrante de itens não críticos da matriz de Kraljic (1983), e, para cada um desses quadrantes, foram identificados os possíveis riscos e as necessidades de ajustes nos processos. Dessa forma, o estudo fez recomendações para a empresa de como atuar na gestão desses contratos considerando os conceitos da literatura atual sobre o assunto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui