$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: GPFIS-FORECAST: UM SISTEMA FUZZY-GENÉTICO BASEADO EM PROGRAMAÇÃO GENÉTICA MULTIGÊNICA PARA PROBLEMAS DE PREVISÃO UNIVARIADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCO ANTONIO DA CUNHA FERREIRA

Colaborador(es):  RICARDO TANSCHEIT - Orientador
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Coorientador
Número do Conteúdo: 26987
Catalogação:  22/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26987@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26987@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26987

Resumo:
Métodos de previsão são muito importantes para o desenvolvimento de diversas atividades no cotidiano produtivo de nossa sociedade. Vários modelos estatísticos são desenvolvidos até hoje, contudo possuem muitos pressupostos que devem ser seguidos com o intuito de se obter uma resposta aceitável. Modelos não estatísticos para prever séries temporais como os que envolvem Sistemas de Inferência Fuzzy (SIFs) fornecem uma descrição do processo de previsão por meio de regras linguísticas. Explora-se, nesta dissertação, o GPFIS-Forecast: versão do GPFIS - Sistema de Inferência Fuzzy Genético baseado em Programação Genética Multigênica - para previsão de série temporais univariadas. O modelo apresenta, em sua execução, quatro etapas básicas: Fuzzificação, Inferência, Defuzzificação e Avaliação. Em cada uma destas etapas, pode-se fazer uso de diferentes configurações, com implicações evidentes nos resultados finais. Este trabalho propõe o aperfeiçoamento do GPFIS-Forecast em duas vertentes principais:( i) aumentar a quantidade de possibilidades de configurações, avaliando se podem contribuir significativamente para a acurácia das previsões;(ii) adicionar informações complementares como alternativas para a interpretação do resultado do modelo, tendo como compromisso tanto a acurácia e quanto a interpretabilidade. Os estudos de caso demonstram que, em casos de séries temporais com pouca tendência, o GPFIS-Forecast apresenta uma acurácia entre as 10 melhores da competição NN3; quando há forte tendência, faz-se necessário o uso de pré-processamento, prejudicando a interpretabilidade do resultado. Os Limites de Previsão Fuzzy introduzidos neste trabalho agregam mais informação ao resultado da previsão pontual, apontando possíveis ajustes finais nas bases de regras de modelos com maior granularidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui