INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESTINOS (IM) PROVÁVEIS: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL E A TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS EGRESSOS DE SERVIÇO SOCIAL, BENEFICIÁRIOS DE POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA DA PUC-RIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TANIA HORSTH NORONHA JARDIM

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Catalogação:  21/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26978@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26978@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26978

Resumo:
O objetivo desse trabalho é delinear o perfil e analisar a trajetória pessoal e profissional do aluno egresso da graduação em Serviço Social, beneficiário de política de ação afirmativa da PUC-Rio. Parte-se do pressuposto que a formação acadêmica pela via das políticas afirmativas altera as relações sociais transformando, também, a provável trajetória destes indivíduos, no que diz respeito à mobilidade social. Para alcançar o objetivo proposto pelo estudo, e com base nas pistas dadas pela realidade do campo empírico, optou-se pela realização de uma pesquisa descritiva, de natureza quanti-qualitativa. Para a coleta de dados realizou-se um survey, mediante a aplicação de questionário junto aos ex-alunos de Serviço Social, matriculados no período de 2000 a 2010. Num segundo momento, para aprofundamento do estudo, abordou-se a política de ação afirmativa da Universidade. Para tanto, realizaram-se entrevistas com duas assistentes sociais, da Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio, que participaram da fase de implementação e consolidação do programa de inclusão de estudantes das classes populares na Universidade. Pretendeu-se, assim, coletar dados de realidade de fontes orais que viveram essa história recente e que se somaram ao levantamento documental e bibliográfico. Ao final do estudo, constatou-se que indivíduos, filhos das classes populares, têm possibilidades concretas de acesso ao Ensino Superior, pela via das políticas de ação afirmativa e, a partir desse acesso, podem romper com um ciclo perverso de exclusão. Parte significativa dos alunos egressos de Serviço Social da PUC-Rio entrevistados, consideraram ter sua trajetória de vida transformada a partir da inserção universitária, desafiando as previsões históricas sobre as possibilidades do contingente de sua classe de origem chegar aonde chegaram. Tornaram-se, assim, personalidades emblemáticas, referências positivas para sua família e comunidade de origem, alusão de sucesso e exemplo concreto de mobilidade social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui