INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: UM MODELO DE MATURIDADE E DE SELEÇÃO PARA USO DOS SOFTWARES EM MANUFATURAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE MAGNO CASTANON GUIMARAES

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
PAULO MENDES DE OLIVEIRA JUNIOR - Coorientador
Número do Conteúdo: 26963
Catalogação:  21/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26963@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26963@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26963

Resumo:
O crescente uso da simulação computacional de eventos discretos nos sistemas produtivos levou as empresas especializadas a desenvolverem e ofertarem no mercado uma ampla variedade de softwares com diferentes características e custos. Assim, a escolha correta de um simulador é de extrema importância, já que uma seleção incorreta pode levar a consequências negativas nos resultados e, por conseguinte, no desempenho organizacional. Nesse contexto, foi possível identificar que há uma lacuna a ser suprida no tocante à seleção de um software de simulação que considere as necessidades dos usuários. Esta tese tem como objetivo, por conseguinte, apresentar uma metodologia estruturada em duas etapas para avaliação e seleção de softwares de simulação de eventos discretos para manufaturas. Na primeira etapa propôs-se um quadro de avaliação dos processos operacionais com base nos modelos de maturidade. Dessa maneira, será possível analisar se a empresa em estudo possui algumas das condições básicas para se adotar a simulação computacional. Na segunda etapa propôs-se um conjunto de critérios que servirá de base para analisar e selecionar os softwares de simulação. A seleção será feita por meio do uso do método AHP (Analytic Hierarchy Process), utilizado na resolução de problemas de multicritérios. Tanto a avaliação dos processos operacionais quanto a ponderação do conjunto de critérios serão feitas através da aplicação de questionários, de modo a identificar as necessidades específicas dos processos. Quatro aplicações práticas foram feitas com o modelo proposto, e os seus resultados foram apresentados descrevendo as análises realizadas durante a execução dos trabalhos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui