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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONTROLE DE SEMÁFOROS POR LÓGICA FUZZY E REDES NEURAIS Autor: ALEXANDRE ROBERTO RENTERIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO TANSCHEIT - ORIENTADOR
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2695
Catalogação: 17/06/2002 Liberação: 17/06/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2695
Resumo:
Título: CONTROLE DE SEMÁFOROS POR LÓGICA FUZZY E REDES NEURAIS Autor: ALEXANDRE ROBERTO RENTERIA
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2695
Catalogação: 17/06/2002 Liberação: 17/06/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2695
Resumo:
Este trabalho apresenta a utilização de lógica fuzzy e de
redes neurais no desenvolvimento de um controlador de
semáforos - o FUNNCON. O trabalho realizado consiste em
quatro etapas principais: estudo dos fundamentos de
engenharia de tráfego; definição de uma metodologia para a
avaliação de cruzamentos sinalizados; definição do
modelo do controlador proposto; e implementação com dados
reais em um estudo de caso.O estudo sobre os fundamentos de
engenharia de tráfego aborda a definição de termos,os
parâmetros utilizados na descrição dos fluxos de tráfego,
os tipos de cruzamentos e seus semáforos, os sistemas de
controle de tráfego mais utilizados e as diversas medidas de
desempenho.Para se efetuar a análise dos resultados do
FUNNCON, é definida uma metodologia para a avaliação de
controladores. Apresenta-se, também, uma investigação sobre
simuladores de tráfego existentes, de modo a permitir a
escolha do mais adequado para o presente estudo. A
definição do modelo do FUNNCON compreende uma descrição
geral dos diversos módulos que o compõem. Em seguida, cada
um destes módulos é estudado separadamente: o uso de redes
neurais para a predição de tráfego futuro; a elaboração de
um banco de cenários ótimos através de um otimizador; e a
criação de regras fuzzy a partir deste banco.No estudo de
caso, o FUNNCON é implementado com dados reais fornecidos
pela CET-Rio em um cruzamento do Rio de Janeiro e comparado
com o controlador existente.É constatado que redes neurais
são capazes de fornecer bons resultados na predição do
tráfego futuro. Também pode ser observado que as regras
fuzzy criadas a partir do banco de cenários ótimos
proporcionam um controle efetivo do tráfego no cruzamento
estudado. Uma comparação entre o desempenho do FUNNCON e o
do sistema atualmente em operação é amplamente favorável ao
primeiro.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |